XRE problema na partida fria !!

Matheus 12345
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 2013

XRE problema na partida fria !!

Mensagem por Matheus 12345 » 26 Set 2019 11:28

Boa tarde amigos, sou novo no site e ja cheguei com uma dúvida.

A minha moto (XRE 2013) está com muita dificuldade pra ligar quando fica fria, principalmente quando deixo ela parada de um dia para o outro. Quando giro a chave, o painel aciona normalmente, a luz de injeção não apresenta código de erro nenhum, porém quando aperto o start a moto bate arranque normalmente, mas a moto não liga. É como se ela estivesse afogada, não sei. Se eu insisto, boto a moto pra funcionar no "tranco" ela acaba pegando, e depois disso, a moto volta a ligar normalmente como se nada tivesse acontecido, dando a perceber que o problema realmente é apenas quando está fria.

Enfim, na oficina acusaram bico de injeção. Eu troquei o bico (que inclusive me deu muita dor de cabeça), o funcionamento da moto melhorou completamente, passou a andar mais do que andava. Porém, o problema da partida fria voltou a acontecer poucos dias depois. Testamos bateria, recarregando normalmente... Testamos bomba de combustível 2 vezes, funcionando normalmente... A vela é nova... O mecânico não soube mais o que fazer, já que a moto tem apenas 23mil km, está com o funcionamento normal, mas... não liga quando está fria.

Pesquisei em sites, canais de youtube e tudo mais. Achei alguns casos muito parecidos com o meu, onde primeiramente o problema aparentou ser a bateria ou bomba de combustível, mas na verdade eram em detalhes pequenos, porém difícil de desvendar. Descobri que eram problemas de elétrica, em alguns casos sensores com mal contato (como o sensor do descanso, também algum outro sensor que fica de baixo da ignição) ou problema na caixa de fusível. Problemas esses que atrapalhavam o funcionamento da bomba, impedindo que os comandos chegassem até ela, e assim não permitindo o funcionamento.

Gostaria de ouvir opiniões, tenho dúvidas do tipo: Esses problemas realmente se encaixam ao meu caso? Essa parte da elétrica realmente poderia afetar o funcionamento da bomba? O que me aconselhariam a fazer?

Espero que a questão consiga me ajudar e ajudar outros que estejam passando pela mesma situação. Abraço a todos.

The Cult
Amador
Amador
Moto: Honda XRE

Re: XRE problema na partida fria !!

Mensagem por The Cult » 01 Out 2019 19:08

Boa noite...

Esse "pegar no tranco" como é ????
É literalmente pegar no tranco (empurrar ela até embalar o suficiente e depois soltar a embreagem)???
Ou outro método???

Eu nunca tive esse problema que vou citar, mas a galera aqui já é craque e vão se manifestar..... se ela estiver precisando acelerar na hora de ligar pela manhã, e só ficar na marcha lenta depois que esquentou, pode estar precisando regular as válvulas (sintomas iniciais que precisariam ser corrigidos antes que o cabeçote trinque)

Se minhas SUSPEITAS estiverem certas, é preciso ir urgente numa oficina medir a folga das válvulas, e fazer o pastilhamento caso seja necessário

.
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Moto: XRE 300 Vinho 10/11
Contato:

Mensagem por erictostes » 04 Out 2019 21:24

Verificou a folga das valvulas e a trinca do cabecote?

Eu ja tive esse problema, mas as tres vezes a causa eram valvulas com folgas desreguladas
Abraços, Tostes.

Site de especificações de todos os modelos de motos existentes
http://www.motorcyclespecs.co.za

Live to Ride. Ride to Live.
Imagem
Imagem

eduardo.stoffel
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE-300 2012

Mensagem por eduardo.stoffel » 09 Out 2019 16:36

Matheus, quando você liga a moto pela manhã e fria como mencionou, você deixa a chave virada muito tempo antes de ligar?

Já tive um caso, onde deixava a chave virada (parte elétrica) por algum tempo antes de ligar a moto, e percebi que bateria ia descarregando até o ponto de não ser suficiente para a partida do motor. Fiz o teste de carga com o motor ligado, ok carregando, voltagem da bateria com o motor desligado, ok, tudo se apresentava ok. Então, com multímetro ligado na bateria, virei a chave sem ligar a moto e lentamente a voltagem da bateria ia diminuindo a ponto de chegar abaixo de 12V onde não dava mais conta de ligar a moto.

E numa revisão mal feita, a limpeza da injeção, pode causar este sintoma com o motor frio. Já tive situações com dificuldade de dar partida, mas sempre pegava, e após nova limpeza foi solucionada.

Responder