Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

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nilsonfilho
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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por nilsonfilho » 23 Abr 2017 14:45

Pessoal, isso é culpa dos sulcos do metzeller enduro 3 sahara!
Quando o L.Rossa colocou um pneu diferente na traseira isso ficou mais evidente.
Com baú o metzeller trepida horrores. Mas podem ter certeza que isso é culpa do metzeller. Isso é uma característica negativa desse pneu.

Como eu sei disso? Eu fiz todos os testes que vcs já trataram nesse tópico. Atualmente eu uso o rinaldi rally e não importa se estou com baú, garupa, a 60 ou 130km/h, a moto não trepida (mais um motivo pra vc testar esse pneu, Robson :D :D ).

Uma noção de diagnóstico de shimming/balanços;
-A moto vibra em todas as velocidades = Roda empenada/desalnhada; Quanto maior a velocidade e quanto maior o empeno, maior é a trepidação.

-A moto só trepida em uma faixa de velocidade específica = pneu metzeller enduro 3 :lol: ; pneu de perfil cravudo e gasto, ao fazer curvas nessa velocidade, trepida ainda mais (pois rodamos sobre os cravos)

-Moto oscila levemente a trajetória (fica bamba) quando em velocidade de estrada = pneu ruim, pneu danificado ou com pressão baixa demais.

-A xre trepida a frente na VERTICAL a 60-70 km/h = acerto de suspensão; fica mais evidente quando se coloca óleo atf nas bengalas. Pra resolver coloque óleo específico pra bengalas de viscosidade 10w.

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por erictostes » 23 Abr 2017 16:58

Estou usando Duna na dianteira. Vinha de um Maggion. Com os dois(alem do metzeller) ela shimma entre 60-70km/h(maior frequencia).

A culpa nao eh exclusiva do pneu
Abraços, Tostes.

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nilsonfilho
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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por nilsonfilho » 24 Abr 2017 01:04

Com certeza, tostes.
Há diversos fatores que influenciam no shimming da xre. Mas trepidar do jeito do vídeo... Só o metzeller quando gasto. Ao menos com os pneus que uso ela não vibra nada, seja com baú, garupa ou sozinho.

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por JOSIELL777 » 26 Set 2018 12:19

Guisouzap escreveu:
10 Fev 2017 19:32
concordo com o eric, pode ser N coisas, no meu caso era o pneu pois depois que troquei por um melhor da pirelli nunca mais tive esse 'problema'.
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por nilsonfilho » 27 Set 2018 23:06

JOSIELL777 escreveu:
26 Set 2018 12:19
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

Aí já é outra coisa... Shiming é quando o guidão vibra e tende a rotacionar de um lado pro outro fazendo a moto perder a direção.

Essa situação que você descreveu é o "head shake", onde a frente da moto fica "bicando", pulando verticalmente. O "Head shake" fica mais intenso em desacelerações livres (sem estar freando), pois é na desaceleração que o peso da moto está mais concentrado na roda dianteira. Já na aceleração o Head shake diminui, pois o peso se concentra na roda traseira.

Essa é uma maneira de diagnosticar esse problema: atinge-se velocidade constante em pista lisa, daí olha se a frente fica subindo e descendo. Depois acelera e presta atenção pra ver se as "bicadas" diminuem. E depois solta o acelerador e desacelera, sem frear, e presta atenção pra ver se aumentam as "bicadas". Não precisa tirar as mãos do guidão em nenhum momento.

Esse "headshake" é causado por suspensão desregulada. Calma! Eu sei que as bengalas da XRE 300 não tem ajuste. Nesse caso o problema pode ser que o óleo das bengalas já esteja velho e apenas a troca resolva.

Mas para alguns proprietários o acerto de fabrica (que usa óleo 10w) não fica legal e a frente da moto continua pulando. Nesse caso o ideal seria adotar um fluido de bengalas numa viscosidade maior, algo como 12,5w. Dá pra comprar óleo já nessa viscosidade ou pode-se misturar os óleos 10w e 15w para atingir essa medida intermediária (algumas linhas de produtos, como a da motul, permitem isso).

Digo isso porquê já testei todas as soluções de acerto de suspensão dianteira (mantendo ela original), tanto divulgadas nesse fórum como indicadas por mecânicos. Já usei óleo 5w, 10w e 15w, aumentei o nível de óleo, oleo ATF TA, usei calços, etc. E na minha experiência o leve aumento de viscosidade do óleo acaba com esse comportamento.

Usei o 15w (Motul) por muito tempo e acabou o sobe e desce, mas deixou a frente da moto um tanto dura na absorção de impactos. Já o 5w (ATF) tbm melhorou o Head shake, mas deixou a frente muito sensível à ondulações, ou seja, absorvia os impactos mas ficou molengona. E últimamente eu voltei ao 10w (Mobil, original de fábrica) só pra ter certeza e o Head shake voltou com tudo kkkkkkkk.





Essa é minha opinião

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por JOSIELL777 » 08 Out 2018 20:12

nilsonfilho escreveu:
27 Set 2018 23:06
JOSIELL777 escreveu:
26 Set 2018 12:19
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

Aí já é outra coisa... Shiming é quando o guidão vibra e tende a rotacionar de um lado pro outro fazendo a moto perder a direção.

Essa situação que você descreveu é o "head shake", onde a frente da moto fica "bicando", pulando verticalmente. O "Head shake" fica mais intenso em desacelerações livres (sem estar freando), pois é na desaceleração que o peso da moto está mais concentrado na roda dianteira. Já na aceleração o Head shake diminui, pois o peso se concentra na roda traseira.

Essa é uma maneira de diagnosticar esse problema: atinge-se velocidade constante em pista lisa, daí olha se a frente fica subindo e descendo. Depois acelera e presta atenção pra ver se as "bicadas" diminuem. E depois solta o acelerador e desacelera, sem frear, e presta atenção pra ver se aumentam as "bicadas". Não precisa tirar as mãos do guidão em nenhum momento.

Esse "headshake" é causado por suspensão desregulada. Calma! Eu sei que as bengalas da XRE 300 não tem ajuste. Nesse caso o problema pode ser que o óleo das bengalas já esteja velho e apenas a troca resolva.

Mas para alguns proprietários o acerto de fabrica (que usa óleo 10w) não fica legal e a frente da moto continua pulando. Nesse caso o ideal seria adotar um fluido de bengalas numa viscosidade maior, algo como 12,5w. Dá pra comprar óleo já nessa viscosidade ou pode-se misturar os óleos 10w e 15w para atingir essa medida intermediária (algumas linhas de produtos, como a da motul, permitem isso).

Digo isso porquê já testei todas as soluções de acerto de suspensão dianteira (mantendo ela original), tanto divulgadas nesse fórum como indicadas por mecânicos. Já usei óleo 5w, 10w e 15w, aumentei o nível de óleo, oleo ATF TA, usei calços, etc. E na minha experiência o leve aumento de viscosidade do óleo acaba com esse comportamento.

Usei o 15w (Motul) por muito tempo e acabou o sobe e desce, mas deixou a frente da moto um tanto dura na absorção de impactos. Já o 5w (ATF) tbm melhorou o Head shake, mas deixou a frente muito sensível à ondulações, ou seja, absorvia os impactos mas ficou molengona. E últimamente eu voltei ao 10w (Mobil, original de fábrica) só pra ter certeza e o Head shake voltou com tudo kkkkkkkk.





Essa é minha opinião
Simplesmente fiz o teste calibrandoos pneus e resolveu. Mas gostei do seu comentário

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por nilsonfilho » 12 Out 2018 01:53

É isso aí, que bom que uma simples calibração resolveu o caso. Isso me lembrou que antes "pirar" procurando a solução devemos antes ver se o básico já está sendo feito...

Na minha, que tem suspensão ajustada eu vou fazer a mudança da viscosidade do fluido das bengalas.



Abraços

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por Rafael_spk » 12 Out 2019 18:09

Galera, sinto um barulho forte e um grande vibração no guidão. Aço com aço quando estou a mais de 50km/h e passo no calçamento, buraco ou tartaruga.

Já TROQUEI caixa de direção, e nada.

Alguma luz ?

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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por daniel.teodoza » 22 Nov 2019 16:16

Também não acredito ser pneus, e sim desbalanceamento da moto. Depois que coloquei o protetor de carenagem começou a ocorrer na minha, estou utilizando o Pirelli mt60 zerado e de vez em quando acontece acredito ser pelo peso do protetor, e ainda mais pq eu piloto sentado bem a frente do banco, quase que no tanque, entao a massa fica normalmente mais concentrada na dianteira.
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Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por Robson-PB » 23 Nov 2019 10:26

nilsonfilho escreveu:
27 Set 2018 23:06
JOSIELL777 escreveu:
26 Set 2018 12:19
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

Aí já é outra coisa... Shiming é quando o guidão vibra e tende a rotacionar de um lado pro outro fazendo a moto perder a direção.

Essa situação que você descreveu é o "head shake", onde a frente da moto fica "bicando", pulando verticalmente. O "Head shake" fica mais intenso em desacelerações livres (sem estar freando), pois é na desaceleração que o peso da moto está mais concentrado na roda dianteira. Já na aceleração o Head shake diminui, pois o peso se concentra na roda traseira.

Essa é uma maneira de diagnosticar esse problema: atinge-se velocidade constante em pista lisa, daí olha se a frente fica subindo e descendo. Depois acelera e presta atenção pra ver se as "bicadas" diminuem. E depois solta o acelerador e desacelera, sem frear, e presta atenção pra ver se aumentam as "bicadas". Não precisa tirar as mãos do guidão em nenhum momento.

Esse "headshake" é causado por suspensão desregulada. Calma! Eu sei que as bengalas da XRE 300 não tem ajuste. Nesse caso o problema pode ser que o óleo das bengalas já esteja velho e apenas a troca resolva.

Mas para alguns proprietários o acerto de fabrica (que usa óleo 10w) não fica legal e a frente da moto continua pulando. Nesse caso o ideal seria adotar um fluido de bengalas numa viscosidade maior, algo como 12,5w. Dá pra comprar óleo já nessa viscosidade ou pode-se misturar os óleos 10w e 15w para atingir essa medida intermediária (algumas linhas de produtos, como a da motul, permitem isso).

Digo isso porquê já testei todas as soluções de acerto de suspensão dianteira (mantendo ela original), tanto divulgadas nesse fórum como indicadas por mecânicos. Já usei óleo 5w, 10w e 15w, aumentei o nível de óleo, oleo ATF TA, usei calços, etc. E na minha experiência o leve aumento de viscosidade do óleo acaba com esse comportamento.

Usei o 15w (Motul) por muito tempo e acabou o sobe e desce, mas deixou a frente da moto um tanto dura na absorção de impactos. Já o 5w (ATF) tbm melhorou o Head shake, mas deixou a frente muito sensível à ondulações, ou seja, absorvia os impactos mas ficou molengona. E últimamente eu voltei ao 10w (Mobil, original de fábrica) só pra ter certeza e o Head shake voltou com tudo kkkkkkkk.





Essa é minha opinião
"Essa é minha opinião"
Opinião, Você deu uma verdadeira aula sobre o assunto. Estou percebendo que a minha 2019 tem este tal de "head shake" (a suspensão dianteira fica "bicando")e a suspensão está um tanto dura se comparado com as XRE's anteriores. Eu acho que poderia ser o excesso de óleo na bengala. Vou desmontar quando tiver um tempo para medir o óleo que tem dentro.
"O único medo que eu tenho de Moto é ter medo de andar de moto"

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